Consulta online

A Revisão Global de Rejeitos está atualmente realizando uma consulta sobre a nova proposta de Padrão Global de Rejeitos (denominado “Padrão”), que visa prevenir falhas catastróficas por meio da criação de uma mudança radical para a indústria na segurança e proteção das instalações de rejeitos.

A participação no processo de consulta é feita por convite no nosso portal online disponível aqui. Também conduziremos consultas nacionais baseadas em amostras que incorporam uma ampla distribuição geográfica. Para obter mais informações sobre a consulta, clique aqui.

Para obter mais informações sobre a Revisão, sua configuração e estrutura, visite nossa página de governança aqui.

Objetivo da consulta

O objetivo da consulta é solicitar a contribuição das partes envolvidas e afetadas para informar e enriquecer o Padrão proposto. O conteúdo do Padrão proposto está disponível para leitura no portal da consulta online. No entanto, recomenda-se que o Padrão proposto seja lido antes de sua visita ao portal.

Faça o download de uma cópia do Padrão proposto aqui.

Conhecendo o Padrão

O Padrão proposto é organizado em seis Áreas temáticas, que são subdividas em 17 Princípios. Cada um desses Princípios são, por sua vez, acompanhados de um grupo de Requisitos.

Segue abaixo uma visão geral do conteúdo abrangido em cada uma das Áreas temáticas:

  • Área temática I: Base de conhecimentos, que exige que os Operadores desenvolvam conhecimentos sobre o contexto social, econômico e ambiental de uma instalação de rejeitos proposta ou existente e conduzam uma caracterização detalhada do local.
  • Área temática II: Comunidades afetadas, que enfatiza as pessoas afetadas pelo projeto. Isso requer devida diligência em termos de direitos humanos e um engajamento significativo das pessoas afetadas pelo projeto.
  • Área temática III: Design, construção, operação e monitoria das instalações de rejeitos, que visa aumentar os padrões de desempenho em termos do design, construção, operação e monitoria das instalações de rejeitos.
  • Área temática IV: Gestão e governança, que se concentra na gestão e na governança contínuas das instalações de rejeitos. Essa área define uma série de funções chave, sistemas essenciais e processos críticos.
  • Área temática V: Resposta emergencial e recuperação a longo prazo, que abrange a preparação e resposta a emergências, o reestabelecimento dos ecossistemas e a recuperação a longo prazo das comunidades afetadas.
  • Área temática VI: Relatórios públicos e acesso a informações, que exige o acesso público a informações sobre as instalações de rejeitos para informar corretamente as partes envolvidas internas e externas sobre riscos e impactos, planos de gestão e mitigação e monitoria do desempenho.

Exemplo demonstrativo

Área temática VI

Relatórios públicos e acesso a informações

Princípio 17

Disponibilizar ao público decisões, riscos e impactos, planos de gestão e mitigação e monitoria do desempenho das instalações de rejeitos.

Requisito 17.1

Disponibilizar publicamente dados e informações relevantes sobre a instalação de rejeitos e sua classificação de consequências para informar corretamente as partes interessadas.

Formato e funcionalidade da consulta online

Para fornecer comentários e feedback sobre o Padrão proposto, visite esta página, que o(a) direcionará ao nosso Portal de consulta online.

O portal está estruturado da seguinte forma:

Parte 1: Você é convidado(a) a fornecer informações demográficas e administrativa sobre si e/ou o grupo que você representa.

Parte 2: Você é convidado(a) a fornecer comentários livres sobre o Padrão, usando uma caixa de texto livre para cada Princípio e/ou Requisito.

Parte 3: Você é convidado(a) a fornecer avaliações quantitativas por meio de perguntas de múltipla escolha de nível macro.

Parte 4: Você é convidado(a) a fornecer sugestões sobre os temas a serem incluídos no Relatório de Recomendações que acompanhará a consulta e será publicado para apoiar a implementação.

Parte 5: Você pode encaminhar um arquivo e/ou carta com seu feedback.

Caso não queira compartilhar suas opiniões dessa forma, poderá enviar seu feedback diretamente para: consultation@globaltailingsreview.org

Indique se você você consente que suas respostas sejam publicadas no site da Revisão Global de Rejeitos.

Seu feedback

O Painel de Direção e Peritos está aberto o todo tipo de feedback e sugestões que sejam feitos de boa fé e irá considerar todos os comentários e sugestões recebidos. No entanto, não podemos garantir que todas as sugestões sejam incorporadas à proposta final.

Ao final do processo de Revisão, a Revisão Global de Rejeitos irá divulgar um Relatório da Consulta, que irá incorporar o feedback e os principais temas, tópicos e opiniões dos diferentes grupos de intervenientes. O relatório também abordará como o feedback foi processado e, quando relevante, como isso foi tratado na proposta final do Padrão.